Portimonense: “Os alicerces estão montados”

Texto: Hélio Nascimento | Fotos: Portimonense SAD, in Portimão Jornal nº 51


Os alicerces estão montados, garante Rodiney Sampaio, o presidente da SAD do Portimonense, numa altura em que a próxima época futebolística está à porta. Desafiado pelo Portimão Jornal a traçar novas metas, o dirigente optou pela prudência. “O primeiro objetivo é a permanência. Depois de o alcançar, é seguir em frente e ver se a pontuação final nos dá a oportunidade de conseguir chegar à Liga Europa”.   

Rodiney Sampaio reconhece que garantir um lugar nas competições europeias “é um sonho para o clube, para os jogadores e para os adeptos”, naquela que será a sexta temporada consecutiva no escalão principal, num total de 20. O dirigente não esquece, a propósito, os passos iniciais no comando do futebol profissional dos algarvios.

“A primeira situação que tínhamos em mente para resolver dizia respeito às estruturas. Trabalhámos e investimos muito, e, agora, os alicerces estão montados, ou, pelo menos, praticamente montados”, reconhece, pelo que o sonho da Liga Europa vai ganhando forma, embora sem queimar etapas e “sem cometer loucuras”. 

A criação de infraestruturas tem sido uma bandeira desta administração e os resultados estão à vista, do Portimão Estádio ao Complexo do Autódromo e do Centro de Treinos ao Campo Major David Neto, onde evolui a formação, que, como se sabe, está sob a alçada do Portimonense Sporting Clube. Indo por partes, o relvado do estádio principal foi eleito, pela quinta vez, o melhor da I Liga… 

O orgulho de Rodiney é natural e até se estende aos adeptos e simpatizantes, que vêm neste tapete verde de Portimão já um ex-libris da cidade. O cuidado é tanto que, mal foi disputado o último jogo em casa, o relvado começou logo a ser alvo de trabalhos de requalificação. “Além de ser o melhor relvado do país, é um dos melhores da Europa”, diz o presidente, destacando o trabalho da ‘Red Algarve’, responsável pela excelência do piso, sempre bem ‘iluminado’ pelo sistema de última geração, assente na tecnologia LED, que, além de melhorar a visibilidade de ação, possibilita uma considerável poupança energética e pode ser ligado através de um telemóvel.

Dois sintéticos para a formação
A qualidade dos relvados e das instalações não se limita ao Portimão Estádio, estendendo-se aos outros complexos, caso do Centro de Treinos Dois Irmãos, palco habitual da preparação da equipa de Paulo Sérgio, que conheceu recentemente novas valências. “No edifício que chamamos de hotel, os jogadores podem já tomar todas as refeições do dia e muitos deles aqui vivem”, porque nesta altura do ano escasseiam os arrendamentos. A sala da administração, a capela e o jardim (ao lado da escola que é contígua ao centro) estão prontas, bem como o sistema de vídeo vigilância. “Só falta ultimar um espaço do sintético para se proceder à recuperação dos atletas”, enumera Rodiney. 

Sobre o ambicioso projeto do Autódromo, que comportará três campos e um mini-estádio, “o segundo relvado fica concluído até ao fim do ano, bem como as estruturas de apoio e os balneários”. É aqui que funciona “a casa dos sub-23”, onde os jovens treinam, tomam as refeições e dormem, o tal projeto em que a SAD apostou fortemente há uns anos e já deu frutos, com alguns jogadores a evoluírem nesta equipa para depois conquistarem a titularidade entre os consagrados e, inclusive, serem negociados para o estrangeiro, casos de Beto e Fali Candé. 

Por fim, no Campo Major David Neto, a SAD contempla o futebol de formação com a construção de dois relvados sintéticos, dando assim sequência a um acordo antigo e agora consolidado no protocolo assinado por Rodiney Sampaio e Fernando Rocha, o presidente do clube. A construção do primeiro campo já arrancou e a obra orça os dois milhões de euros. 

Com este apoio, acredita o líder do futebol profissional, os escalões de formação dos alvinegros terão mais hipóteses de chegar a um patamar elevado e virem até a ser chamados para integrar a equipa principal. Para já, três dos jovens (Edu Barradas, Miguel Costa e Oury) que atuaram nos juniores vão ter uma oportunidade junto dos sub-23.  

You may also like...

Deixe um comentário