Francisco Martins será vogal na ARS Algarve
Francisco Martins, adjunto de Jamila Madeira, secretária de Estado Adjunta e da Saúde, deixará este cargo para integrar o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
Ao que o Algarve Vivo apurou o antigo presidente da Câmara Municipal e atual presidente da concelhia do Partido Socialista (PS) será indicado para substituir Tiago Botelho (PSD) como vogal nesta entidade, que termina a sua comissão de serviço, iniciada em 2015.
Assim, o enfermeiro de profissão deixará o atual cargo para voltar ao Algarve, onde exercerá uma nova função, que até já estaria prevista há alguns meses. Só terá sido adiada devido à pandemia do novo coronavírus, a covid-19.
A indicação deverá ser publicada nos próximos dias em Diário da República, oficializando esta substituição, à qual se seguirá a tomada de posse.
Francisco Martins tinha renunciado à presidência da Câmara Municipal em julho de 2019, justificando a decisão com problemas de saúde, que condicionavam a sua atividade. Estava no segundo mandato.
Meses mais tarde, foi nomeado para adjunto de Jamila Madeira. A socialista foi eleita deputada pelo círculo eleitoral de Faro, nas últimas legislativas, em outubro de 2019, sendo que um mês mais tarde foi escolhida para assumir a pasta da secretaria da Saúde. Nessa altura indicou o ex-autarca para trabalhar consigo.
O atual líder da Comissão Concelhia do Partido Socialista de Lagoa é enfermeiro, tendo concluído o curso na Escola de Enfermagem de Faro, em dezembro de 1990.